Ministério do Desenvolvimento Social é isolado após ameaça de bomba 3b381g
De acordo com a PM, homem estava com a família, com um pacote suspeito em mãos e recusava-se a se afastar do local 3p4l4h
Um homem ameaçou explodir uma bomba caseira no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília, na tarde desta quinta-feira, 22. A informação foi confirmada pela Polícia Militar do Distrito Federal. O prédio foi evacuado e isolado. 1d125e
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Acompanhado de duas crianças e a uma mulher, o homem permaneceu próximo a entrada do prédio e se recusou a sair, segundo informações da PM ao Terra. Nas mãos, ele tinha um "artefato suspeito" e teria acionado um antes da chegada das autoridades. Devido aos indícios de uma potencial ameaça, foi iniciado a "Operação Petardo" — protocolo de segurança pública em ocorrências que envolvam explosivos.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi chamado por volta das 16h52 para negociar com o homem. Ele foi contido pelos militares no fim desta tarde por meio de imobilização, não sendo utilizado nenhum tipo de armamento. De acordo com a PM, ele e a mulher foram encaminhados ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e depois o indivíduo será conduzido para a delegacia, no complexo da PCDF.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz da PMDF, Raphael Brooke, informou que o homem tinha falas desconexas. Já a mulher não emitiu reações. As crianças estão recebendo atendimento do Corpo de Bombeiros.
"O prédio ainda irá permanecer [isolado]. Houve uma evacuação parcial e o prédio vai permanecer desta forma. A medida que o expediente for acabando, o pessoal vai saindo. E o tratamento ao objeto vai ser dado como se fosse um grande explosivo. Então, a gente precisa avaliar se tem capacidade de explosão ou não e dar o tratamento adequado", informou o porta-voz da PM.
Ao Terra, as autoridades informaram que foram encontrados mais de 20 objetos na mochila do indivíduo. Depois, vou constatado que se tratavam de "bombinhas comerciais de festa junina". Os objetos foram desmantelados por meio de tiro disruptivo.
O que diz o MDS? 332ed
"O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informa que a ameaça de bomba registrada em frente à sua sede foi controlada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com a apreensão do suspeito de portar o explosivo. Porém, as equipes ainda estão no local para investigar o possível artefato.
As motivações do indivíduo ainda não foram esclarecidas e o caso segue sob investigação. O MDS reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários"
, diz a pasta em nota ao
Terra.