Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anvisa proíbe a comercialização de mais duas marcas de azeite; confira 6t2y2z

Decisão foi tomada após denúncia encaminhada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária sobre irregularidades nos produtos. 2j574v

22 mai 2025 - 13h57
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Anvisa proíbe a comercialização de azeites por irregularidades nas rotulagens, ampliando ações recentes contra produtos fora das normas de fiscalização.
Anvisa proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite
Anvisa proíbe comercialização de mais duas marcas de azeite
Foto: Hakan Eliacik/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição imediata da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos azeites das marcas Almazara e Escarpas das Oliveiras. 61c4n

A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 22, em resolução assinada pelo gerente-geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa, Marcus Aurélio Miranda de Araújo. Ela já está em vigor.

Segundo a agência reguladora, a decisão foi tomada após denúncia encaminhada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) sobre irregularidades nos produtos. 

Por que os azeites estão proibidos de serem comercializados? 1k5o6b

De acordo com a Anvisa, os azeites apresentam problemas em suas rotulagens, indicando como embaladora a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação Ltda, que teve seu CNPJ extinto por encerramento de liquidação voluntária em novembro de 2023.

Terra tenta localizar a empresa responsável pelos azeites.

Outras proibições 41671v

Esta já é a segunda proibição de marcas de azeite em uma semana.

Na última terça-feira, 20, a Anvisa havia vetado os produtos das marcas Quintas D’Oliveira e Alonso, cujos rótulos indicavam uma embaladora com CNPJ não registrado na Receita Federal - irregularidade que viola as normas de rotulagem (RDC nº 727/2022) e as regras básicas para alimentos (Decreto-Lei nº 986/1969), levando ao banimento imediato da comercialização e uso.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade