Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caldo de cana engorda? Faz mal? Especialista responde 3z6n6c

23 abr 2025 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Caldo de cana deve ser consumido com moderação
Caldo de cana deve ser consumido com moderação
Foto: ChatT

O caldo de cana, com seu sabor doce e refrescante, é uma bebida popular e vendido especialmente em feiras livres. Mas, será que essa iguaria é uma aliada ou uma inimiga da nossa saúde? A nutricionista clínica pela USP, Amanda Figueiredo, explica que a bebida não é tão vilã assim e pode oferecer benefícios para algumas pessoas. 5k3h52

"Em um copo de 250 ml de caldo de cana encontramos, em média, 170-180 calorias, sendo que a maioria dessas calorias vem do açúcar da cana-de-açúcar". Essa alta concentração de açúcar faz com que a bebida seja "altamente energética e de absorção rápida", o que pode ser benéfico em situações específicas, como "após atividades físicas intensas ou em estados de hipoglicemia".

A nutricionista alerta para os perigos do consumo excessivo: "frequente ou em grandes quantidades, especialmente em uma dieta desequilibrada e com pouca atividade física, pode contribuir para o ganho de peso e desregulação da glicemia, além de não oferecer saciedade por muito tempo."

O caldo de cana não deve ser visto como um vilão isolado, mas sim como um alimento que, "como qualquer alimento rico em açúcar, deve ser consumido com moderação e em um contexto alimentar saudável."

Pode tomar caldo de cana toda semana? 511x6g

A frequência ideal de consumo de caldo de cana é um ponto importante. Amanda Figueiredo diz que "na verdade, é a dieta como um todo que vai determinar a quantidade e a frequência ideais para o consumo de caldo de cana."

"É possível incluir o caldo de cana na alimentação com alguma frequência — mas o ideal é que seja feito com moderação e atenção à quantidade.", orienta.

O problema reside no excesso, pois "o consumo excessivo pode sim trazer impactos negativos, como descontrole glicêmico e/ou ganho de peso."

 "Quando consumido pontualmente, dentro de uma rotina alimentar equilibrada e com prática regular de atividade física, o caldo de cana pode ser aproveitado sem grandes preocupações.", diz a especialista.

Quem não deve tomar caldo de cana? 1f3y7

Para alguns grupos de pessoas, o consumo de caldo de cana requer ainda mais cautela ou até mesmo deve ser evitado. Amanda Figueiredo afirma que "o caldo de cana não é recomendado para pessoas com diabetes ou pré-diabetes, obesidade, sobrepeso, doenças renais ou esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado)." A razão para essa restrição é clara: "É uma bebida naturalmente rica em açúcares simples e de rápida absorção, o que pode piorar quadros metabólicos e dificultar o controle glicêmico e do peso corporal."

Além disso, a nutricionista faz um alerta importante em relação aos mais jovens: "Também não é indicado para bebês e crianças menores de 2 anos, já que nessa fase a recomendação é evitar completamente o consumo de açúcares livres (inclusive os naturais), para proteger o desenvolvimento saudável do paladar, prevenir obesidade infantil e reduzir o risco de doenças crônicas no futuro."

Quantas calorias? 6g5q2i

É comum associar o caldo de cana a outros acompanhamentos típicos de feira, como o pastel. A especialista compara o valor calórico dessas opções: "Em um copo de 250 ml de caldo de cana encontramos, em média, 170-180 calorias." Já em relação ao pastel, ela explica que "vai variar dependendo do recheio. Um pastel frito de carne, por exemplo, pode chegar a mais de 490 calorias. Um pastel de queijo frito, cerca de 420 calorias." 

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade