História do papa Francisco foi contada em 'Dois Papas', dirigido por Fernando Meirelles; relembre 6s4r4m
Longa-metragem da Netflix mostra a transição do papado de Bento XVI para o cardeal argentino e foi indicado a três categorias no Oscar 61666j
A história do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21, foi retratada no filme Dois Papas, da Netflix, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, que estreou em dezembro de 2019. 6h5t6m
A obra mistura elementos reais e criações ficcionais no roteiro. Porém, boa parte da história da transição do cardeal argentino ao cargo de papa está lá. Bergoglio foi convocado ao conclave quando Bento XVI (1927-2022) decidiu se aposentar do cargo.
Francisco foi vivido pelo ator Jonathan Pryce, enquanto Bento XVI foi interpretado por Anthony Hopkins. Na trama, os dois papas, que seriam ideologicamente adversários (um progressista e o outro conservador), precisam conversar e encontrar um caminho para o futuro da igreja.
O filme é uma adaptação do livro Dois papas - Francisco, Bento e a decisão que abalou o mundo, de Anthony McCarten. A peça original que inspirou o filme chegou ao teatro brasileiro em março, com os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi.
Dois Papas foi indicado ao Bafta (Melhor Filme Britânico, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante) e ao Globo de Ouro (Melhor Ator de Drama e Melhor Roteiro), mas acabou não levando nenhum desses prêmios. No Oscar, o filme disputou 3 categorias (Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Roteiro), mas também não ganhou a estatueta.
