Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

História do papa Francisco foi contada em 'Dois Papas', dirigido por Fernando Meirelles; relembre 6s4r4m

Longa-metragem da Netflix mostra a transição do papado de Bento XVI para o cardeal argentino e foi indicado a três categorias no Oscar 61666j

21 abr 2025 - 09h53
Compartilhar
Exibir comentários

A história do papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira, 21, foi retratada no filme Dois Papas, da Netflix, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, que estreou em dezembro de 2019. 6h5t6m

A obra mistura elementos reais e criações ficcionais no roteiro. Porém, boa parte da história da transição do cardeal argentino ao cargo de papa está lá. Bergoglio foi convocado ao conclave quando Bento XVI (1927-2022) decidiu se aposentar do cargo.

Jonathan Pryce em 'Dois Papas'
Jonathan Pryce em 'Dois Papas'
Foto: Divulgação/Netflix / Estadão

Francisco foi vivido pelo ator Jonathan Pryce, enquanto Bento XVI foi interpretado por Anthony Hopkins. Na trama, os dois papas, que seriam ideologicamente adversários (um progressista e o outro conservador), precisam conversar e encontrar um caminho para o futuro da igreja.

O filme é uma adaptação do livro Dois papas - Francisco, Bento e a decisão que abalou o mundo, de Anthony McCarten. A peça original que inspirou o filme chegou ao teatro brasileiro em março, com os atores Zécarlos Machado e Celso Frateschi.

Dois Papas foi indicado ao Bafta (Melhor Filme Britânico, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante) e ao Globo de Ouro (Melhor Ator de Drama e Melhor Roteiro), mas acabou não levando nenhum desses prêmios. No Oscar, o filme disputou 3 categorias (Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Roteiro), mas também não ganhou a estatueta.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade