A 4ª guerra dos navegadores: Opera anuncia seu primeiro browser com IA agêntica, capaz de entender a intenção dos usuários e realizar tarefas u4p4c
Novo software interpreta conteúdo das páginas, interage por conta própria e faz ações localmente 1o1e2u
Acaba de ser anunciado pela Opera, empresa de navegadores, o Opera Neon, novo browser totalmente orientado por inteligência artificial. A novidade é mais uma de uma série de avanços sendo feitos no quesito de navegação da Internet, uma das quais já havia sido aludida em uma prévia em evento que o Xataka Brasil esteve presente, em abril. 5o385w
A Opera introduz agora este navegador com recursos controlados por IA, prometendo ir "além da navegação tradicional". A ideia é que o usuário inicie um fluxo conversando com uma IA, que então assume o controle do browser para realizar as tarefas, bem como propor sugestões e caminhos a serem seguidos.
"Vivemos um momento em que a inteligência artificial pode mudar fundamentalmente a forma como usamos a internet e realizamos tarefas no navegador. O Opera Neon coloca essa revolução na palma da mão dos nossos usuários", afirma Henrik Lexow, diretor sênior de produto em IA da Opera. "Enxergamos o Neon como uma plataforma colaborativa para moldar, junto com nossa comunidade, o futuro da navegação orientada por IA".
O Opera Neon conta com uma ferramenta anteriormente apresentada como Browser Operator, com o qual é possível automatizar tarefas rotineiras na web, como preencher formulários, reservar hotéis e até fazer compras online. O navegador interpreta o conteúdo das páginas, interage com ele por conta própria e realiza essas ações localmente — o que, em tese, garante mais privacidade e segurança aos internautas.
O cérebro da IA da Opera promete...
Matérias relacionadas