França e Alemanha criam um "Notion Europeu" com objetivo muito simples: tornar-se menos dependentes dos EUA ny70
Países lançam o Docs, uma alternativa de código aberto ao Google Docs e ao Notion 1k6r5j
França e Alemanha uniram forças para criar algo inesperado: o Docs, um software colaborativo e de código aberto que busca reduzir a dependência dos serviços norte-americanos. De quebra, garante o controle de informações sensíveis. 28b6r
Isso é importante para além do uso doméstico. Para empresas e istrações públicas europeias, manter dados sensíveis longe de servidores norte-americanos não é apenas uma questão econômica, mas uma prioridade estratégica.
A legislação dos EUA permite que suas autoridades em dados armazenados por empresas norte-americanas, mesmo que os servidores estejam fisicamente na Europa. Isso representa um problema para informações governamentais confidenciais, documentos sensíveis e dados pessoais protegidos pela GDPR (General Data Protection Regulation, a lei de proteção de dados da União Europeia). Além disso, os governos europeus querem reduzir a dependência desse tipo de plataforma.
O Docs não é apenas um serviço altamente similar a outros que já existem, como o Notion ou o Google Docs, mas também incorpora funções projetadas especificamente para se adaptar às exigências das instituições públicas.
O projeto faz parte da La Suite Numérique, uma iniciativa que também inclui o Visio, uma alternativa a Zoom e Google Meet.
A plataforma permite:
- Edição colaborativa em tempo real com e offline.
- Exportação em vários formatos (.odt, .doc, .pdf).
- Controle de o granular para garantir a segurança.
- Modelos personalizáveis para ...
Matérias relacionadas
ChatGPT está acabando com um site que todos nós usamos e isso é preocupante