Como a turma Bem Feito se tornou a maior do Carnaval carioca 4f684v
Fundada com oito integrantes, em uma década ou a reunir mais de 500 foliões de bate-bola, tradição dos subúrbios do RJ 3w5p57
Bate-bola, ou Clóvis, manifestação popular do Carnaval carioca, tem esse nome por causa das bolas batidas no chão, como percussão e brincadeira. O cenário está mudando, tentando combater a violência e profissionalizar as turmas, algumas com CNPJ e ações culturais o ano inteiro.
A turma Bem Feito, de Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, foi fundada em 2013, com oito integrantes. Levou oito anos para ar dos cem componentes, e então cresceu rápido: chegou a 400 no ano ado e, neste, levou 556 foliões às ruas. 262j5v
Com recorde de componentes nos dois últimos anos, a Bem Feito se apresenta como “a maior turma do Brasil”. Conquistou cinco vezes o concurso de bate-bola promovido pela prefeitura do Rio de Janeiro e fundou um centro cultural.
Para entender como isso aconteceu, o Visão do Corre entrevistou Fabiano Lima, cabeça de turma – dirigente, para os não-iniciados. Ele não conhecia bate-bola até os 12 anos de idade, quando mudou para Madureira, onde começou a dedicação que hoje é integral.
Quando você teve seu primeiro bate-bola? 4e371i
Em 1999, um amigo da minha prima bancou um bate-bola para mim, de uma turma de Marechal, a Rota. A partir desse ano eu nunca mais saí sem bate-bola novo. No outro seguinte, eu estava ganhando meu dinheiro, comecei pagar, foi rolando até eu criar a Bem Feito.
Vocês têm um centro cultural? 3b5742
Foi fundado no dia 13 de maio, no dia da Abolição, no ano ado. A gente tem um espaço de aulas gratuitas para ensinar a cultura do bate-bola, da capoeira, da dança, apoio para crianças com autismo que querem participar do Carnaval.
Como funciona isso? 52r68
É que eles têm medo de fogos, a gente trabalha para eles entenderem que é uma manifestação de festa, de comemorar um trabalho de um ano todo. Esse espaço de aula é bem inédito no meio do bate-bola. São mais de 230 alunos. Com tudo isso, a gente transformou a turma numa potência.
Por que vocês cresceram tão rápido? 6b2s6f
O crescimento da Bem Feito vem da gestão organizada. As pessoas pagam, chegando no dia está tudo pronto, sai no horário, tudo o que eu prometi é entregue. Isso que o bateboleiro quer. A gente tem uma gestão empresarial, tem CNPJ, compra material nas fábricas.
O que explica o maior crescimento de vocês durante a pandemia? l6j4r
Não tinha Carnaval, todas as turmas cancelando seus bate-bolas e a gente se manteve ali, de pé, com projeto oficial. Fomos para a rua e as pessoas pensaram o quê? Pagar bate-bola na Bem Feito porque, mesmo se não tiver Carnaval, vou sair.
O bate-bola ainda é violento? 553c33
A gente carrega um rótulo marginal, de anos atrás, da época que era perigoso mesmo, que tinha muita briga, mortes. A mídia mostrou muito isso. A gente mudou completamente a visão do bate-bola na zona oeste do Rio de Janeiro, muitas pessoas vão fazer aula com a gente, aprendem.
O esforço de mudar a postura é só de vocês ou é geral? 613ev
As turmas começaram a entender que o bate-bola tinha que mudar. Hoje em dia, o ator principal da novela é um cabeça de turma de bate-bola, a secretaria estadual de cultura todo ano abre um edital. O organizador de turma vai vendo que, se ele não doutrinar o pessoal, vai perder tudo isso.
De onde surgiu a inspiração do nome da turma? 324b38
O Ayrton Senna tinha uma frase que é “ou você faz uma coisa bem-feita, ou não faz”. Bem Feito é sinônimo de tudo que é bom.