Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é malária, doença que o fotógrafo Sebastião Salgado foi infectado 5e363k

Entenda se o Brasil ainda apresenta muitos casos 1525e

23 mai 2025 - 15h36
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários
O fotógrafo Sebastião Salgado
O fotógrafo Sebastião Salgado
Foto: Reprodução/Instagram

O fotógrafo Sebastião Salgado morreu aos 81 anos, nesta sexta-feira, 23, com um problema sanguíneo causado por uma complicação da malária, contraída 1990, durante uma viagem à Indonésia. 4h5f5s

A malária é uma doença infecciosa causada por parasitas do gênero plasmodium. Andre Siqueira, médico infectologista do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, explica que existem cinco espécies que infectam os humanos. A doença é transmitida por mosquitos do gênero anopheles, que geralmente estão em áreas florestais e rurais. 

"Ela infecta os glóbulos vermelhos e é uma doença característica, que pode causar febre, calafrios, dor de cabeça, dor lombar, que pode tanto se manifestar de forma assintomática, ou pode evoluir para as formas sintomáticas e eventualmente graves", diz o especialista. 

O médico explica que a malária é uma doença que tem diagnóstico muito bom e uma gota de sangue é utilizada tanto por testes rápidos como para um exame microscópico, que avalia se o parasita que causa a malária está naquele sangue. O tratamento é dura entre três a sete dias, dependendo da espécie de malária.

"A gente se preocupa principalmente quando não é tratada malária que pode evoluir para as formas graves e óbitos, e não costumamos ver complicações crônicas da malária", conta.

Segundo o infectologista, complicações crônicas muitos anos depois da malária, cono foi o caso de Sebastião, é algo muito raro de ser observado. 

"Em alguns casos específicos, como é o caso de Sebastião Salgado, ele pode ter sido exposto a outras doenças infecciosas ou agentes químicos que são tóxicos, que levam ao risco de complicações crônicas. Então esse esclarecimento é importante, lembrando que o Brasil tem evoluído no controle da malária, mas ainda tem uma quantidade grande, principalmente entre viajantes e na região Amazônica", alerta.

Como prevenir a malária? 4e2m4s

Existe uma vacina licenciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas para Plasmodium falciparum, a forma mais prevalente na África, e recomendada apenas para pessoas que vivem em áreas de altíssima transmissão. "De forma geral,a melhor forma de prevenção é o uso de repelentes, mosquiteiros e roupas compridas", orienta o médico.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade