Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Doação de leite materno pode salvar vidas! 254068

Especialista explica como doar leite materno e por que toda mãe que amamenta pode se tornar uma doadora! 6y3mt

19 mai 2025 - 20h21
Compartilhar
Exibir comentários

Atriz revelou recentemente que doou leite materno e reacendeu a importância de um ato que pode salvar vidas! 2q6n6s

Você sabia que um único litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia? Esse ato tão importante deve ganhar cada vez mais os noticiários para auxiliar as mães que podem doar e aquelas que precisam do leite para amamentar seu recém-nascido. No Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio, lembramos: o alimento que é fundamental para os bebês, e a amamentação deve ser exclusiva até pelo menos os 6 meses de vida. h4k6q

A doação do leite materno salva vidas! 5o2k1x

Giovanna Ewbank amamentou Zyan, hoje com 4 anos, e doou leite materno
Giovanna Ewbank amamentou Zyan, hoje com 4 anos, e doou leite materno
Foto: Revista Malu

A atriz e apresentadora Giovanna Ewbank emocionou milhares de pessoas ao revelar, recentemente, que doou leite materno para um banco de leite humano. A atitude generosa reacende uma discussão fundamental no mês de maio: a importância da doação de leite humano para salvar vidas.

"O leite materno é um alimento insubstituível, especialmente para recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em UTIs neonatais. Ele é fundamental para o desenvolvimento e a recuperação desses bebês, protegendo contra infecções e fortalecendo o sistema imunológico", afirma a Dra. Alessandra Paula, fisioterapeuta especialista em pós-parto e aleitamento humano.

Apesar do Brasil contar com a maior rede de bancos de leite humano do mundo (são mais de 200 unidades), a demanda segue alta. Segundo a Fiocruz, um único litro de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia.

Nos meses mais frios, no entanto, as doações tendem a cair, colocando em risco o abastecimento desses bancos. Muitas mulheres que estão amamentando não sabem que podem doar. "Nem é preciso produzir grandes quantidades. Toda gota faz a diferença. Se você está saudável, amamenta e tem leite em excesso, pode se tornar uma doadora", explica a especialista.

Como fazer a doação do leite materno? 2t6z6e

A maioria dos bancos de leite oferece coleta domiciliar, fornece frascos esterilizados e dá todas as orientações necessárias para garantir segurança no processo. O leite doado a por triagem, pasteurização e controle de qualidade rigoroso antes de ser oferecido aos bebês, garantindo que seja seguro e eficaz.

"Quando uma mulher como a Giovanna Ewbank fala abertamente sobre amamentação e doação, ela quebra tabus e inspira. Precisamos de mais vozes ajudando a levar informação a outras mães. A doação de leite é um ato de amor e cidadania que salva vidas todos os dias", completa Alessandra Paula.

"Neste 19 de maio, fica o convite: se você é lactante, mas tem leite excedente, procure o banco de leite mais próximo. Um gesto simples pode significar o primeiro o de vida para muitos recém-nascidos", finaliza Alessandra Paula.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade