‘Gays não devem ser marginalizados’: Ilze Scamparini conta bastidores de entrevista polêmica que fez com o papa Francisco 1b6x5l
Pontífice morreu após ter um AVC e sofrer insuficiência cardíaca nesta segunda-feira, 21 484y3p
A jornalista Ilze Scamparini, correspondente da Globo na Itália, contou bastidores de uma entrevista polêmica que fez com o papa Francisco durante um voo do Brasil para Roma, em 2013, após a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Ela pautou o movimento LGBTQIA+ e o papa respondeu: “Gays não devem ser marginalizados”. Francisco morreu nesta segunda-feira, 21, após ter Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. 5ysn
Os relatos da jornalista foram contados durante uma participação no quadro Esse Eu Quero Ver, do Fantástico, em 2023. Na conversa com Sabrina Sato, ela explicou que essa foi uma das maiores entrevistas já concedidas por um papa.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A coletiva de imprensa, que aconteceu durante o voo, durou cerca de uma hora e meia. Em um primeiro momento, a jornalista não foi atendida, mas não desistiu. “Eu continuei com a mão levantada, apesar de o porta-voz ter encerrado. Aí o papa olhou para mim e falou: 'Não, pode falar'. Me introduziu, e isso foi incrível”, relembrou.
Com a palavra, ela perguntou como Francisco pretendia enfrentar o “lobby gay” dentro do Vaticano. “Ele disse que os problemas não são os gays, mas o lobby. Qualquer lobby é ruim. Se os gays se aproximam de Deus, quem é ele para julgar? Falou que os gays não devem ser marginalizados e me agradeceu por fazer essa pergunta”, contou.
"Se escreve tanto do lobby gay. Até agora, não encontrei ninguém no Vaticano com uma carteira de identidade que diga 'gay'", disse o papa, na ocasião.
“Se uma pessoa é gay, busca Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? O catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser discriminados por causa disso, mas integrados à sociedade”, complementou o então chefe da igreja católica, de acordo com a jornalista.
Referência na cobertura a5s4k
A jornalista Ilze Scamparini é uma referência quando o assunto é cobertura de assuntos do Vaticano e do papa. Seus óculos redondos e o fundo da varanda em que costuma gravar se tornaram sua marca registrada.
Correspondente da Globo na Itália desde 1998, ela viajou inicialmente com o argumento de acompanhar o Jubileu do Ano 2000 e um pouco da vida do Papa João Paulo II. No fim, acabou estudando e se especializando no assunto. Atualmente, ela é uma jornalista vaticanista, ou seja, possui uma credencial governamental para trabalhar e viver no Vaticano por tempo indeterminado.
Ao longo de sua carreira, Ilze Scamparini protagonizou momentos marcantes na cobertura do papado. Nesse período, ela noticiou a morte de quatro papas e vai para seu terceiro conclave. Sabendo disso, o Terra listou outros momentos a serem lembrados. Confira a seguir:
Ilze teve férias e folga canceladas na era Bento XVI z4p3m
Em fevereiro de 2013, a correspondente estava em férias no Brasil e precisou interromper o período de descanso para voltar a Roma para cobrir a renúncia do papa Bento XVI. Ela arrumou as malas e voltou às pressas para a capital italiana.
Ainda em 2013, ao acervo da Globo, ela comentou que ser a única correspondente na Itália lhe causou alguns traumas com férias, pois, mais de uma vez, precisou interromper o descanso para cobrir acontecimentos históricos que estavam bombando.
Em dezembro de 2022, a jornalista reviveu novamente seu trauma. Na época, ela estava de folga, no período de Réveillon, quando recebeu a informação de que o pontífice tinha morrido. Logo, ela interrompeu o lazer e retomou o trabalho. Ela até foi alvo de brincadeiras na web, citando que o 'papa estragou a ceia de Ano Novo' dela.
Ilze teve folia 'arriscada' para cobrir saúde de Francisco 2d506u
Outro momento marcante da cobertura de Ilze sobre o papado ocorreu há poucos meses. A jornalista estava no Brasil para curtir o carnaval e foi surpreendida pela internação do pontífice. Ao contrário do que foi feito em outros anos, a Globo decidiu enviar Murilo Salviano, de Londres, para cobrir a ausência dela. A folga, no entanto, não durou muitos dias e, logo depois, a jornalista estava de volta a seu telhado.
Ilze teve climão protagonizado com Sabrina Sato 452i6z
Em outubro de 2023, Sabrina Sato viajou pela Europa como repórter do Fantástico. Em Roma, ela encontrou com Ilze Scamparini. Nas imagens da matéria, Sabrina brinca de atrapalhar o trabalho da jornalista, algo que parece ser roteirizado para ter humor.
Depois do pequeno esquete, as duas conversaram por um tempo e, para os internautas, não tinha muita química na conversa. Pelo contrário. Além de não ter entrosamento, Ilze parecia um tanto incomodada.
"Só eu que achei que ficou um climão entre Sabrina Sato e Ilze Scamparini?", comentou um usuário do X, o antigo Twitter. "Sabrina Sato entrevistando Ilze Scamparini e a mulher uma verdadeira geladeira como se ali estivesse uma intrusa", concordou outra internauta. "A Ilze Scamparini com zero vontade de participar desse quadro da Sabrina Sato", divertiu-se mais uma. "A má vontade da Ilze Scamparini de receber a Sabrina Sato tava tão nítida que eu fiquei desconfortável", apontou outra.