Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

INSS notifica 9,4 milhões de beneficiários atingidos por descontos indevidos; veja como reaver valores 2gt5

13 mai 2025 - 16h15
(atualizado em 14/5/2025 às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Os beneficiários da Previdência Social que sofreram descontos associativos sem consentimento começaram a ser formalmente notificados. O INSS informou que concluiu o envio de mais de 9,4 milhões de alertas nesta terça-feira, 13, por meio do aplicativo Meu INSS. 736727

Meu INSS
Meu INSS
Foto: gov.br / Perfil Brasil

A mensagem chegou pelo "sininho" do app e faz parte da ação para iniciar o processo de devolução dos valores. "Foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135", diz o aviso.

Ao todo, foram 9.429.003 comunicações enviadas aos aposentados e pensionistas com valores descontados por entidades que, em muitos casos, não tinham autorização formal.

Como saber, pelo INSS, se há valor a receber? bq3v

A partir desta quarta-feira (14), estará disponível o serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas", tanto no app quanto pelo telefone 135. Por esse canal, o segurado poderá verificar quais entidades realizaram os descontos, por quanto tempo e quais os valores cobrados.

Será necessário declarar se houve autorização para a cobrança. Se a resposta for negativa, o próprio sistema permitirá o envio do pedido de reembolso. As informações poderão ser adas também pelo site do Meu INSS.

Veja o o a o para fazer a solicitação:

  • e o aplicativo Meu INSS
  • Informe F e senha
  • até Do que você precisa? e clique na lupa
  • Pesquise por consultar descontos de entidades
  • Se houver descontos, indique se foram ou não autorizados
  • Informe telefone e e-mail
  • Confirme os dados e clique em Enviar Declarações

Caso a entidade apresente algum documento de autorização, o segurado será avisado. Ainda assim, se não concordar, poderá contestar. O cruzamento de dados será feito com base nas informações que constam no sistema. O segurado não precisará apresentar documentos adicionais — apenas confirmar ou negar a autorização.

Aplicativo é a via mais segura 19634u

Para ar o Meu INSS, é necessário fazer o com F e senha da conta Gov.br. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas para Android e iPhone. O mesmo cadastro pode ser usado para outros serviços públicos.

Quem preferir pode ligar para o número 135. O atendimento é feito em dias úteis, das 7h às 22h.

Não prazo definido para que o valor seja creditado. Isso depende da resposta das associações e da análise do INSS. Assim que o ressarcimento for feito ao instituto, o dinheiro será depositado diretamente na conta do beneficiário.

Na semana anterior, o INSS havia avisado 27 milhões de segurados que não sofreram descontos. Agora, os atingidos pela cobrança foram oficialmente informados.

Segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União, entidades descontaram ilegalmente R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O total de valores indevidos ainda está em apuração.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade