Trabalhadores brasileiros são treinados, mas não conseguem aplicar o que aprendem; o que acontece? 111b3u
Especialista em aprendizagem corporativa discute a razão de conteúdos oferecidos nas empresas não serem absorvidos 356y33
Aprender no ambiente de trabalho virou mais uma tarefa da agenda corporativa, sem conexão com o propósito profissional. Apesar de ter investimento financeiro, diversos programas de capacitação não conseguem virar resultados práticos no dia a dia dos trabalhadores. 1g4r2w
Em vez de fomentar a autonomia e o desenvolvimento, muitas trilhas de aprendizado acabam apenas acumulando certificados sem gerar mudança, avalia Mariana Achutti, CEO da Newnew, empresa de aprendizagem corporativa.
Segundo ela, ainda que as empresas invistam tempo e dinheiro, os profissionais continuam desmotivados porque o conteúdo não tem "utilidade direta no trabalho".
Achutti acrescenta que o que faz um profissional se engajar em um projeto de é saber que aquilo será aplicado no dia a dia. "Não adianta ser só teórico ou conceitual, precisa resolver problemas reais", reforça.
Uma pesquisa realizada pela Newnew mapeou os principais desafios da educação corporativa no Brasil.
Segundo o estudo, uma das alternativas é redesenhar o aprendizado para que se integre ao fluxo de trabalho. Por exemplo, "sair de formatos conteudistas para experiências de aprendizado que sejam imersivas, aplicáveis, personalizadas e conectadas aos desafios cotidianos".
