'Estava com dor de cabeça, mas achei que era o sol', diz Lula sobre sintomas da hemorragia cerebral antes da cirurgia 1e5k1k
O presidente recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo, 15 3m553v
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que ficou surpreso com a descoberta do sangramento na cabeça e a necessidade de fazer uma cirurgia de emergência para drenar o hematoma na cabeça. Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, o chefe do Executivo Nacional afirmou que, durante todo o período de monitoramento do acidente doméstico que sofreu no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro, achou que "estava fora de perigo". 6p1w48
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ele disse ter percebido a gravidade do quadro clínico depois de ter ado pelos primeiros exames de imagem, ainda em Brasília, depois de sentir dores nas pernas, costas e na cabeça. "Estava com dor de cabeça, mas achei que era o sol. Não levei muito a sério", disse o presidente.
Sobre o diagnóstico, Lula falou que ficou preocupado: "Fiquei preocupado porque, afinal de contas, a cabeça é a parte mais delicada. Eu achei que estava fora de perigo, isso é a verdade. Achei que estava fora de perigo porque a última ressonância que eu fiz mostrava que estava diminuindo a quantidade de líquido na minha cabeça. Mas era engano meu."
O presidente recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo, 15. O presidente estava internado desde a última terça-feira, 10. Embora tenha compromissos de governo em Brasília, Lula deverá ficar na capital paulista até a próxima quinta-feira, 19, quando ará por uma reavaliação, segundo o médico pessoal do presidente, Dr. Roberto Kalil Filho.
Ao Fantástico, o médico do presidente disse que ‘corria o risco de acontecer o pior', já que se tratava de sangramento na cabeça. Lula será monitorado ao longo da semana pela equipe médica do hospital, e as atividades físicas, por enquanto, estão proibidas. Como o próprio presidente afirma estar bem, a rotina de reuniões poderá ser retomada.
"Vou ficar até quinta-feira [19], porque eu tenho que fazer uma nova tomografia. E eu quero fazer no mesmo lugar que fiz as outras. Aí, eu vou para Brasília para trabalhar normalmente", declarou o presidente.