IndyCar: Herta sofre acidente, Palou lidera 1º dia da Indy 500 5y531e
Alex Palou é o mais rápido no 1º dia de classificação da Indy 500, enquanto Colton Herta escapa ileso de forte acidente na curva 1. 6i4i4a
O primeiro dia de classificação para a 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, neste sábado (17), foi marcado por um forte acidente de Colton Herta e pelo desempenho de Alex Palou, que liderou as velocidades. A sessão, realizada no circuito de 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway, definiu as posições de 13 a 30 no grid e os 12 mais rápidos que disputarão a pole no domingo. 6822f
Herta, da Andretti Global, perdeu o controle de seu carro na curva 1 durante sua primeira tentativa de volta rápida, bateu no muro e capotou, interrompendo a sessão. O piloto foi avaliado, liberado e autorizado a retornar, mas não completou uma volta competitiva. “Foi um dia terrível para isso acontecer”, disse Herta.
Palou, atual líder do campeonato da IndyCar, registrou a maior média de quatro voltas, com 232,307 mph, garantindo sua vaga no Top 12, que definirá as primeiras posições do grid no domingo. Scott McLaughlin, Josef Newgarden, Pato O’Ward, Scott Dixon, Robert Shwartzman, David Malukas, Felix Rosenqvist, Takuma Sato, Will Power, Marcus Ericsson e Christian Lundgaard também avançaram para a disputa da pole.
Marcus Armstrong, Marco Andretti, Jacob Abel e Rinus VeeKay foram os mais lentos e disputarão o Bump Day, que definirá os três últimos lugares no grid de 33 carros e eliminará um piloto. Hélio Castroneves, com o 24º tempo, garantiu sua vaga no grid.
A sessão teve outros incidentes, como o toque de Ed Carpenter no muro da curva 2, sem maiores consequências. A classificação segue neste domingo (18), com o Top 12, o Last Chance Qualifying e o Firestone Fast Six, que determinará a pole position.