Script = https://s1.trrsf.com/update-1747831508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Automobilismo 3y3x73

ELMS: Jamie Chadwick faz história nas 4h de Le Castellet 6zj3m

Britânica se tornou a primeira pilota a vencer uma prova geral da categoria, que estreou em 2004 5e5x1j

4 mai 2025 - 12h00
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
#18 - IDEC SPORT - Oreca 07 - Gibson
#18 - IDEC SPORT - Oreca 07 - Gibson
Foto: Marcel Wulf

A IDEC Sport conquistou uma vitória marcante nas 4 Horas de Le Castellet, segunda etapa da European Le Mans Series (ELMS), após condições de pista instáveis que testaram as estratégias das equipes durante a prova 2t666

Jamie Chadwick, Daniel Juncadella e Mathys Jaubert levaram o Oreca 07 Gibson nº 18 ao topo do pódio, conquistando não apenas a vitória geral, mas também o triunfo na classe LMP2 Pro-Am. O resultado compensou a frustração da etapa anterior, em Barcelona, onde a equipe perdeu a liderança na última volta.

Com isso, Chadwick tornou-se a primeira mulher a vencer uma corrida da ELMS de forma geral. Mesmo após um erro na primeira volta, a britânica e seus companheiros se beneficiaram de dois safety car — o primeiro, após um acidente de Alexander Malykhin (CLX Pure Rxcing), e o segundo, após uma batida entre Job van Uitert (IDEC) e Luca Ghiotto (Inter Europol Competition).

A disputa pela vitória foi decidida nas voltas finais, quando Jaubert resistiu à pressão de James Allen, que levou o carro nº 27 da Nielsen Racing ao segundo lugar geral e à vitória na Pro-Am. O trio formado por Allen, Sergio Sette Camara e Anthony Wells oscilou bastante durante a prova, mas recuperou terreno com decisões estratégicas acertadas.

O pódio geral foi completado pelo carro nº 99 da AO by TF, pilotado por Louis Deletraz, Dane Cameron e PJ Hyett. Deletraz ainda superou o Inter Europol nº 43 — pole position com Jakub Smiechowski — que, apesar do bom começo, perdeu terreno com o primeiro safety car.

Entre os demais destaques, o Proton Competition nº 9 terminou em sexto após perder a liderança da Pro-Am por uma punição de drive-through. Já o United Autosports nº 21, que disputava o top 5, precisou parar nos boxes no final e caiu posições. O brasileiro Enzo Fittipaldi, ao lado de Pipo Derani e Manuel Espirito Santo, terminou em oitavo com o carro da CLX Motorsport.

A AF Corse, vencedora em Barcelona, teve um dia para esquecer: o carro nº 83 sofreu um forte acidente na primeira volta e terminou nove voltas atrás.

CLX Motorsport vence novamente na LMP3; Ferrari supera Mercedes na LMGT3

Na classe LMP3, a CLX Motorsport repetiu o feito de Barcelona com uma vitória sólida de Adrien Closmenil, Paul Lanchere e Theodor Jensen no Ligier nº 17. Mesmo após perder tempo com pneus slicks no início, a equipe recuperou com ajuda do safety car e superou o M Racing nº 16, que havia liderado boa parte da prova com Stephane Tribaudini.

Na LMGT3, a Ferrari da Richard Mille AF Corse conquistou uma vitória apertada com Lilou Wadoux, Riccardo Agostini e Custodio Toledo. Wadoux resistiu à pressão de Fabian Schiller (Iron Lynx Mercedes-AMG) nos minutos finais e cruzou a linha de chegada com apenas 0.305s de vantagem.

A Ferrari da Spirit of Race, que liderava com folga após apostar nos pneus de chuva com Duncan Cameron, caiu para quarto após uma parada não planejada por conta do tempo mínimo de stint. Riccardo Pera, da GR Racing, aproveitou a chance e conquistou o terceiro lugar

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade