Dicas para empresas que deixam os bancos em busca de dinheiro mais barato 2r4268
71644r
O recente aumento na taxa Selic, anunciado pelo Banco Central, impacta significativamente o custo do crédito. Esse cenário leva muitas empresas a desacelerarem seus planos de expansão e investimentos, devido ao encarecimento do financiamento. No entanto, a alta da taxa de juros não significa que o crédito esteja fora de alcance. Pelo contrário, o cenário atual pode ser o momento ideal para as empresas repensarem suas estratégias de crédito. 113u2x
O mercado de capitais, especialmente por meio dos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), oferece soluções mais competitivas e adequadas à realidade atual. No geral, os bancos tradicionais ainda dominam a maior parte do mercado de crédito, contudo, suas taxas continuam elevadas. Nas novas contratações via bancos, o custo médio do crédito para empresas atingiu 24,2% ao ano, conforme dados do Banco Central.
Além disso, geralmente os bancos oferecem crédito em modalidades pós-fixadas, atreladas ao CDI, o que significa que as empresas ficam sujeitas à flutuação constante da Selic, o que tende a tornar o planejamento financeiro mais complexo, já que os custos do crédito variam a cada ajuste na taxa de juros.