Ilze Scamparini reage à escolha de novo papa: 'Fiquei muito surpresa' 1g5d5l
Jornalista analisou a decisão durante participação ao vivo no 'Jornal Hoje' 2x5u44
Ilze Scamparini, correspondente da TV Globo na Itália, com longa experiência na cobertura do Vaticano, itiu que não esperava que o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, fosse escolhido o novo papa Leão XIV, anunciado nesta quinta-feira, 8. 2va14
Durante sua participação ao vivo no "Jornal Hoje", a repórter comentou a decisão: "Fiquei muito surpresa. Embora ele já fosse favorito, ele pertencia a uma segunda linha de candidatos. Eu acho que a palavra principal que ele falou nesse discurso dele foi sinodal. Ele disse isso, então quer dizer que ele vai realmente continuar o governo de Francisco", analisou.
Ilze também observou que a mensagem inicial do novo papa foi extensa e focada em agradecimentos, contrastando com discursos mais diretos de seus antecessores. "Mas depois ele, o papa também dirigiu aos fiéis e, com certeza, ganhou a simpatia deles e de toda a cidade", acrescentou.
A jornalista elogiou ainda a fluência do pontífice em italiano. "Foi uma surpresa grande, até porque esses favoritos da segunda linha nem sempre conseguem ultraar essa segunda linha. O que a gente precisa entender agora é por que um americano pela primeira vez na história, embora esse seja menos americano entre os americanos", ponderou.
Ela ressaltou que, devido a divergências adas entre o governo de Francisco e o governo americano, a eleição de um papa americano era menos esperada. "Mas quem sabe ele possa ajudar a diminuir essa distância entre o pensamento da Santa Sé, do próprio governo italiano, e do governo americano. Acho que ele pode ser um grande instrumento para isso também", disse.
A repórter acredita que Leão XIV vai fazer um grande pontificado. "Porque propõe a continuidade do Francisco, é muito aberto inclusive em relação às comunidades gays. E tudo aquilo que foi motivo de reforma para o Francisco com tanto sacrifício e com tantas críticas e até condenações", completou.
A jornalista ainda destacou que o novo papa não atendeu uma vontade de Francisco. "Um desejo do Papa Francisco ele não satisfez, porque o Papa Francisco por duas vezes se referiu ao sucessor dele como João XXIV, ele preferiu o Leão XIV, vamos ver o que é que isso vai fazer", concluiu.