Leonardo DiCaprio lembra encontro com papa Francisco para discutir mudanças climáticas: 'Comovente' 2q3oz
Ator e ativista entrevistou sumo pontífice para documentário sobre aquecimento global e mudanças do clima, lançado em 2016 1u94t
Leonardo DiCaprio usou suas redes sociais nesta segunda-feira, 21, para relembrar seu encontro com o papa Francisco e destacar sua dedicação em prol das causas climáticas. O sumo pontífice morreu aos 88 anos, após sofrer um AVC e insuficiência cardíaca. 5b4k3x
Descrevendo-o como um "líder transformador", DiCaprio destacou que o líder da Igreja Católica contribuiu para a do histórico Acordo de Paris, um tratado internacional que visa limitar o aquecimento global e combater as alterações do clima.
"Ele demonstrou um compromisso profundo e inabalável com a gestão ambiental, principalmente por meio de sua inovadora encíclica Laudato si', de 2015", relembrou. "Este poderoso documento serviu como um chamado claro para uma mudança fundamental na forma como nos relacionamos com o planeta. Enfatizando a interconexão de toda a vida, o papa Francisco instou indivíduos, comunidades, instituições e líderes mundiais a se unirem no cuidado da nossa casa comum. Suas palavras ajudaram a catalisar o impulso antes da conferência global COP21 de 2015, contribuindo, em última análise, para a formação do Acordo de Paris."
O ator e ativista se encontrou com Francisco durante as filmagens do documentário Seremos História?, longa em que DiCaprio vai para a linha de frente da batalha contra as mudanças climáticas, conversando com algumas das pessoas mais proeminentes na causa. O filme está disponível para streaming no Disney+.
"Durante as filmagens do meu documentário Seremos História?, em 2016, tive a honra de conversar com o papa Francisco sobre a necessidade urgente de abordar as mudanças climáticas. Essa experiência foi esclarecedora, profundamente comovente e instigante", recordou.
"Em 2023, o papa Francisco expandiu a Laudato si' com a publicação da Laudate Deum: Exortação Apostólica sobre a Crise Climática. Nela, ele renovou seu apelo por uma ação climática imediata e decisiva, lembrando-nos de que 'somos parte da Natureza, incluídos nela e, portanto, em constante interação com ela', e que não devemos ver o mundo de fora, mas de dentro."
O ator finalizou: "O papa Francisco foi um dos líderes espirituais mais extraordinários do nosso tempo. Seu legado continuará a inspirar gerações de ambientalistas em todo o mundo. Que ele descanse em paz."
